quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Estado de S. Paulo: Manifesto dos Clubes Militares

Agência EstadoPor Tânia Monteiro | Agência Estado – 9 horas atrás
Em sinalização de como os militares da reserva estão digerindo a instalação da Comissão da Verdade, presidentes dos três clubes militares publicaram um manifesto censurando a presidente Dilma Rousseff e atacaram as ministras dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e da Secretaria das Mulheres, Eleonora Menicucci, por supostas críticas dirigidas à caserna.

Reportagem especial: Conversas com Mr. Dops

A carta, embora assinada por oficiais da reserva, traduz a insatisfação de militares da ativa, que são proibidos de se manifestarem. Eles se queixam de Maria do Rosário por supostamente estar questionando a Lei da Anistia e da titular da pasta das mulheres por "críticas exacerbadas aos governos militares".
Os militares reclamam que Dilma, como comandante em chefe das Forças Armadas, deveria ter repreendido suas auxiliares, e não ter aplaudido o discurso de posse da nova ministra das mulheres, endossando suas palavras supostamente contra a categoria. "Os Clubes Militares expressam a preocupação com as manifestações de auxiliares da Presidente sem que ela, como a mandatária maior da nação, venha a público expressar desacordo", diz a nota.
Ao se queixarem da postura da ministra Maria do Rosário, os militares citam que ela deu declarações na qual "mais uma vez asseverava a possibilidade de as partes que se considerassem ofendidas por fatos ocorridos nos governos militares pudessem ingressar com ações na Justiça, buscando a responsabilização criminal de agentes repressores, à semelhança ao que ocorre em países vizinhos".
Na nota, os presidentes dos clubes Militar, Naval e da Aeronáutica reclamam de Maria do Rosário alegando que "mais uma vez esta autoridade da República sobrepunha sua opinião à recente decisão do STF", que rejeitou a revisão da Lei. "A Presidente não veio a público para contradizer a subordinada", criticaram. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

2 comentários:

  1. Pena que somente o pessoal da reserva, notadamente os oficiais generais, tenha tal atitude nos dias de hoje, particularmente nos Clubes Militares,Grupo Guararapes,etc.

    Os da ativa é que deveriam se despojar da vaidade e do medo, mesmo custando seus cargos, e manifestar de forma clara a insatisfação que grassa nas Forças Armadas, que vem sendo adredemente maltratadas pelos que detém o poder, causando mossas irreparáveis no moral,e na moral da tropa.

    É difícil ver a forma como o país está sendo loteado(Gen Heleno que o diga, pois conhece).

    Mesmo com algumas das cabeças pensantes do jornalismo trazendo à baila tanta nojeira e mal feito, ninguém toma uma atitude democrática, para dar um basta.

    No ano de 1987 houve a "invasão" da Prefeitura de Apucarana-PR, pelo então Cap Walter, que mesmo não encerrando a carreira, a viu comprometida, infelizmente.

    Fica a critério de cada um, se quiser, encaminhar, inclusive para os Clubes Militares, palco dos "Paladinos da Justiça", que em sua maioria, nada fizeram(seus integrantes), quando na ativa, sendo, por isso, ao meu ver, no mínimo omissos.

    É muito fácil falar e criticar estando na reserva, como eu o faço agora.Só que esses senhores deixaram o serviço ativo como oficiais generais, cujo grito, na ativa, tem maior poder de ressoar(cadê coragem??????).

    Dá nojo ver Chefes militares, na reserva, querendo se fazer sofrer e serem ouvidos.

    PS1:SEMPRE LEIO O BLOG DO REINALDO AZEVEDO(SEI QUE MUITOS O FAZEM).ELE "DESCASCA" O GOVERNO,ESSE E O ANTERIOR, E SEUS DESMANDOS, E SIMPLESMENTE NADA ACONTECE, PELO MENOS APARENTEMENTE.

    PS2:GOSTARIA,SE ALGUÉM TIVESSE COMO PEGAR E DIVULGAR, DE LER UM ARTIGO DO NOTICIÁRIO DO EXÉRCITO DE 87/88, SE NÃO ESTOU ENGANADO, EM QUE O GEN LEÔNIDAS, MINISTRO DO EXÉRCITO, DIZ DE FORMA PEREMPTÓRIA QUE, COM A ISONOMIA, QUE ESTAVA EM ESTUDO NO ESTADO MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS - EMFA(BRIG CAMARINHA), QUE TRATAVA DO SALÁRIO, O MILITAR NUNCA MAIS PRECISARIA TER PREOCUPAÇÃO COM SEUS SALÁRIOS, QUE ESTARIAM PROTEGIDOS PELA ISONOMIA(SOLDO DE ALMIRANTE DE ESQUADRA IGUAL AO DE MINISTRO DO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR).NA ÉPOCA COMENTOU-SE QUE O ENTÃO PRESIDENTE SARNEY CONCORDARA COM O PARECER SOBRE O ASSUNTO, E QUE AUTORIZARA O PAGAMENTO DA ISONOMIA, INCLUSIVE OS ATRASADOS.EIS QUE SURGIU O GEN LEÔNIDAS, DIZENDO AO PRESIDENTE QUE O MILITAR ESTAVA GANHANDO(SIC) BEM, E NÃO SERIA O CASO DE "SANGRAR OS COFRES PÚBLICOS".COMO CONSOLAÇÃO, NO MÊS SEGUINTE, NOS FOI PAGO, ATRAVÉS DE CONTRACHEQUE COMPELMENTAR, UM VALOR BEM IRRISÓRIO, A TÍTULO DE ISONOMIA COM MINISTRO DE ESTADO, E SÓ.

    PS3:NO ANO DE 86, NO FINAL DO ANO, NOS FOI PAGO, EM RAZÃO DE UMA SOBRA NO ORÇAMENTO DO EB, UMA PEQUENA QUANTIA COMO AJUDA, NO CONTRACHEQUE.DEMAGOGIA.


    PS4:NO ANO DE 87, O NOSSO MINISTRO LEÔNIDAS, DADA A SITUAÇÃO FINANCEIRA DIFÍCIL PORQUE PASSÁVAMOS, NOS ACENOU COM UM AUXÍLIO EMERGENCIAL DE ALUGUEL.EU ERA O S/1 DA OM, E NO BATALHÃO, SOMENTE 03 MILITARES PREENCHIAM AS CONDIÇÕES PARA RECEBER ESSE AUXÍLIO.ESSES TRÊS DESISTIRAM, TAMANHA A DIFICULDADE PARA COMPROVAR, DE FORMA DOCUMENTAL, A NECESSIDADE DO AUXÍLIO.

    É ISSO.



    Teófilo Fabiano.

    ResponderExcluir
  2. Prezado colaborador Teófilo Fabiano
    Muito obrigado pelos comentários. São muito esclarecedores e importantes.
    Por hora, nos cabe continuarmos com nosso trabalho de persistência e conscientização.
    Saudações Verde-Oliva
    Administradores CVO

    ResponderExcluir