segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Soldo dos militares

É sabido que a situação salarial da Forças Armadas é preocupante.
 
Da mesma forma, não é novidade a falta de sensibilidade daqueles, cujo assunto, lhes é afeto inalienávelmente; por rancor, no caso da classe política, ou omissão, se nos bandearmos para os nossos Chefes militares. 
 
Como cidadão, e também como militar que nada pode fazer, tenho estado preocupado com as greves das Polícias Militares, que estão grassando em nosso país.
 
A impressão que se tem é que, tendo como mote velado a tal da PEC 300, a Polícia Militar, em diversos estados da federação, está subvertendo a ordem de maneira irresponsável e inconsequente, alastrando-se como pólvora.Simplesmente jogaram no lixo os regulamentos militares afetos às suas forças...É a Primavera Militar, por enquanto na esfera estadual.
 
A impressão que fica é que essa progressão é irreversível.
 
Somos a 6ª economia do mundo, mas falta muito para termos um a qualidade de vida de 1º mundo. Nosso IDH fala por si só.
 
Não será a nossa geração que experimentará tudo de bom que essa situação nos proporcionará (saúde, educação, segurança, estabilidade financeira). Antes de qualquer assunto, o país tem e deve buscar melhoria permanente nos fatores que determinam os campos poder nacional (militar, econômico, político, psicossocial....), de qualquer nação.
 
Mas voltando ao assunto, essas greves são sintomáticas, e certamente desaguarão numa situação que já existe, mas que agravar-se-á sobremaneira, que é a inconstitucionalidade de uma força auxiliar ter salários maiores do que as Forças Armadas.
 
Da forma como a presidente Dilma Rousseff vem conduzindo a nação, bem por sinal, mas fechada ao clamor de suas Forças Armadas, temo que na onda dessa "PRIMAVERA MILITAR", possa vir à reboque, alguma movimentação de militar das Forças Armadas, não no alto Comando, mas nos menores escalões.
 
Não podemos nos iludir, ninguém ficará sensível à nossa situação.Também nunca surgirá o momento em que um presidente nos chamará e dirá: -finalmente agora é o momento de fazer uma reposição salarial para os militares; pois há recurso disponível, e o orçamento foi contemplado com essa merecida e esperada reposição.
 
Fala-se que nossa defasagem gira em torno de 135%. Na minha ótica, se houvesse boa vontade, essa reposição poderia ser realizada ao longo de 8 ou 10 anos seguidos, não esquecendo os percentuais, toda vez que fosse concedido algum reajuste ao funcionalismo, para que a isonomia desejada, não se distanciasse.
 
Poderia também, vincular os soldos militares, ao vencimentos do Superior Tribunal Militar, como chegou a vigorar nos anos 80, mas o nosso "querido" Gen Leônidas  Pires Gonçalves, então Ministro do Exército, de forma peremptória, falou ao então presidente Sarney, que  militar não precisava de "aumento".
 
Foi quando a natimorta isonomia foi revogada. O Gen Leônidas, chegou a ser entrevistado pelo Noticiário do Exército, em que ele dizia que, com a isonomia, os militares nunca mais teriam que se preocupar com salários.Talvez os mais antigos se lembrem disso; foi num NE de 87 ou 88.
 
Uma outra solução seria vincular o salário dos militares ao salário mínino. Não sei se seria legal(Lei).
 
O que causa mais preocupação, sem querer ser o mensageiro do apocalipse, é que em dado momento haja uma Primavera Militar nas Forças Armadas. E aí?  Quem vai segurar a criança...Desde o meu início de carreira, como Asp Of, sempre ouvi os mais antigos dizerem que militar(FFAA), não faz greve, mas revolução.
 
Tomara que não haja nada, mas no caso de uma situação tão indesejada, quem segurará o gigante? Os ingredientes são parecidos aos de 64, corrupção extrema em todos os níveis, seja de ministros, governadores, políticos, juízes,..., Motins, como o que estamos vendo na Bahia,...péssimos salários para a Segurança Pública e para as Forças Armadas. Teria que vir tropas dos EUA?!!!!
 
Do que jeito que as Forças Armadas estão sucateadas, acho que a presidente Dilma Rousseff, faria uma ligação para o Índio Velho da Bolívia (Evo Morales), e este prontamente enviaria tropas bem adestradas e remuneradas para aplacar a revolta, isso para não falar em Hugo Chaves, que dotou a Venezuela de uma FA muitíssimo bem equipada, com caças moderníssimos, infelizmente muito superior as do Brasil.
 
Teófilo Fabiano.
 
PS:Quem desejar, difunda, até avocar para si o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário