terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sobre o reajuste dos militares

Por Batalha fernando.batalha@uol.com.br

Infelizmente, o papel das FF AA é uma importante discussão que, infelizmente, vem sendo feita no Brasil, desde o advento da nova (?) República, por pessoas sem formação profissional adequada. Nunca, ou melhor, raramente se vê um oficial general participando de mesas redondas sobre o tema FF AA. A discussão, via de regra, tem envolvido cientistas políticos e jornalistas que se arvoram em profundos conhecedores de estratégia militar e que consideram que a formação profissional do militar brasileiro tem de sofrer profundas modificações. Assim, são contra os autuais currículos da escolas militares, em todos os níveis ( formação e aperfeiçoamento ), particularmente da ESG, cujo pensamento ainda é fortemente influenciado por Raymond Aron.

É realmente necessário que se rediscuta a Doutrina de Segurança Nacional e a formação profissional dos miliares nesta atual quadra, pois a evolução  tecnológica, que se faz de forma exponencial, vem mudando drasticamente os costumes e criando nova realidade política e social em todos os quadrantes. Mas, subordinar o pensamento à ideologia contraria o predicado da neutralidade da Ciência. Com sua bizarra atuação, os pretensos consultores em estratégia militar são réplica perfeita dos SEIS PERSONAGENS A PROCURA DE UM AUTOR, de Pirandelo. Em sua maioria, esquivaram-se do serviço militar obrigatório, possuem certificado de isenção ou de dispensa de incorporação e não têm culpa de não saber distinguir corpos de exército de grupos de exército, brigada de regimento, arma curta de arma longa, revolver de pistola, espingarda de fuzil, obuseiro de canhão, tiro curvo de tiro rasante, avião de caça de avião de Bombardeio, fragata de iate, acampamento de acantonamento e de bivaque, sobreaviso de prontidão. O mais pitoresco é que quase todos fazem parte da esquerda escocesa, muito bem caracterizada pelo general Augusto Heleno, este sim, doutor em Estratégia.

A melhor contra partida que as FF AA têm para oferecer à sociedade, e o vêm fazendo desde tempos imemoriais, está descrita no sábio brocardo latino: SI VIS PACEM, PARA BELLUM.

BATALHA

Estou confuso nesse assunto, mas acho que a Sociedade precisa discutir nmelhor suas FFAA. Elas precisam oferecer uma contra partida para a sociedade.
abs
Tresse

Reajuste: comandantes querem aumento linear. Amorim e Dilma querem dar mais para quem está no Haiti, UPPs e fronteiras

AMORIM NO RIO
Ministro da Defesa, Celso Amorim sobrevoou ontem cidades atingidas pelas chuvas no estado, onde Exército atua em ações de apoio. Na visita ouviu que a nova progressão de carreira (em menos anos) deixará a PM do Rio mais atraente que as Forças Armadas.

LINEAR É ENTRAVE
Fonte civil da Coluna informa que a demora para definição do esperado reajuste dos soldos se deve a um posicionamento firme dos comandos. Só aceitam discutir aumento linear. Rejeitam proposta que prevê reajuste maior para quem está em ação de pacificação ou na fronteira.
Comento:
'Posicionamento firme dos comandos' é bom, hein?

Nenhum comentário:

Postar um comentário