terça-feira, 16 de outubro de 2012

Postagem da Comissão Nacional da Verdade + Comentários

Postagem da Comissão Nacional da Verdade:
No último dia 11 de outubro, a Comissão Nacional da Verdade colheu o depoimento do brigadeiro Rui Moreira Lima, de 93 anos, herói da Segunda Guerra Mundial. Ele relatou as perseguições sofridas por ele e outros militares que se opuseram ao regime militar. Mais informações em breve aqui no Facebook e no site da Comissão da Verdade: www.cnv.gov.br Fotos: Marcelo Oliveira/ Ascom - CNV"
Rui Martins da Mota  
Esta é a descrição completa do absurdo da parcialidade política e ideológica vingativa, que desconsidera qualquer limite ou princípio de reciprocidade moralmente exigível numa comissão de justiça ou de busca da verdade. Pergunto a quem puder me responder: E as vítimas dos grupos terroristas, bem como seus familiares, dos quais me incluo, ... estes não terão seu direito humano (mínimo) assegurado em ver seus algozes, de igual modo, investigados por esta comissão? A Justiça será tão vergonhosamente afrontada e sentenciada ao esquecimento pela dita "verdade"? Por que não se tem o mínimo de consideração com quem tombou cumprido seu dever legal, imposto pela profissão, e tb cumprindo o dever legítimo, que foi outorgado pela maioria do povo brasileiro, bem como pela opinão pública da época, notoriamente expressa pelos setores da sociedade, da mídia e da academia ... Por quê não são respeitados, de igual forma e direito? Refiro-me, como direito justo e merecido, não as polpudas bolsas e aposentadorias, largamente concedidas aos militantes da esquerda revolucionária, mas tão somente um mínimo de consideração por aqueles que perderam sua vida por patriotismo e amor ao Brasil, dos quais, muitos deles humildes e de poucas letras e estudos, mal compreendiam a complexidade da guerra que se travava no País como desdobramentos locais da Guerra Fria... Entretanto, e mesmo assim, seguiam motivados pelo idealismo e sentimento do dever, defendendo irresolutos a Nação contra àqueles que, de igual modo, seguiam seu idealismo e, assim, pegavam em armas, dispostos a matar e a morrer, para impor ao País sua crença na ideologia marxista. RMM

 
Eliezer Rizzo  
Eu defendo há tempos a inteira verdade do processo político brasileiro no tocante ao emprego da violência, seja da parte do Estado, seja da parte de grupos societários. E, como consequência, que a presidente Dilma coordene um pedido de desculpas no plano mais alto do Estado, envolvendo, inclusive, os grupos que se enfrentaram por métodos violentos. Nossa democracia merece esta atitude. E postulo também a aplicação dos critérios da Comissão da Anistia às vítimas das ações das esquerdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário